É chamado traumatismo dentário o efeito que o dente sofre quando recebe uma pancada, uma batida.
Ele pode ocorrer quando a criança está aprendendo a andar, durante uma brincadeira entre amigos, na prática de esportes variados como futebol, basquete, etc… No entanto, mais frequente mesmo são nos acidentes com bicicleta, skate, trânsito, etc.


Essas batidas podem resultar em diferentes questões tanto para o dente quanto para o osso e gengivas. Quanto mais forte a batida, mais sequelas diferentes podemos esperar. E dificilmente, apenas um dente estará envolvido.
A energia da batida pode provocar trincas ou mesmo fraturas (quebras) na coroa do dente (parte visível do dente) de pequenas lascas a rachaduras completas, chegando até a raiz. Também podem atingir o dente e a região ao redor toda, com a quebra do osso que o sustenta. O dente pode ainda se deslocar de sua posição original devido a batida, com possibilidades de entrar no osso, ficar torto, sair um pouco do espaço original e até mesmo sair inteiro da boca. E para cada situação há um plano de tratamento diferente.


É crucial fazer avaliações periódicas do dente traumatizado pois disso depende muito o plano de tratamento adequado para cada caso. Dentes traumatizados são uma caixinha de surpresas!!
Nas consultas de revisão, a associação de radiografias digitais com o histórico completo do trauma que determinará o destino do dente. Aqui em nosso consultório, atendemos todos os tipos de traumatismos dentários utilizando laser no sentido de auxiliar a cicatrização das feridas, a sensibilidade que pode ocorrer devido a batida e também nos casos da necessidade do tratamento de canal, sendo dentes de leite ou permanentes. O laser vai atuar tanto na descontaminação quanto na estimulação das células-tronco nos casos de dentes que ainda estão terminando a sua formação e sofreram traumas severos.


O tempo é um grande vilão nestes casos... quando maior a demora em agir após o acidente, mais difícil pode ser a chance de salvar o dente, ou os dentes. Por isso, tenha sempre nosso contato à mão em casos de emergências.
E se for o caso do dente ter caído completamente da boca, pegue-o e coloque no leite frio. Ligue imediatamente pra gente que vamos orientar você sobre os primeiros passos para salvar o dente!

Entre em contato