O dente natural saudável tem um espaço interno em formato de túneis, canais, onde encontram-se o nervo e os vasos sanguíneos. Quando o dente sofre o ataque de bactérias próximo a esta região ou mesmo quando ocorre um trauma com a fratura do dente, expondo o nervo, ocorre também a invasão bacteriana. Estas bactérias estão na boca, na saliva, coladas nas superfícies dos dentes, da língua e na gengiva.
O nervo do dente tenta se proteger da invasão bacteriana se retraindo no sentido da coroa para a raiz. Desta forma, vai necrosando, ou seja, morrendo. Nesta batida em retirada do nervo, as bactérias aumentam em número e em complexidade e por isso precisam ser removidas para que o organismo volte a ter saúde. Então, tratar o canal é, na verdade, LIMPAR!
Para remover o máximo de bactérias possíveis desta região do núcleo do dente, utilizamos tecnologias de ponta como microscópio operatório e instrumentação eletrônica (mecanizada). O laser é utilizado em vários momentos para: acessar os canais; eliminar bactérias entre outros microorganismos e prevenir a dor pós-operatória. Ainda é possível utilizar o laser para auxiliar na eliminação da sensação anestésica após o fim do procedimento.