Você já deve ter lido ou ouvido falar, mais de uma vez, que é preciso visitar a dentista a cada seis meses. Eu mesma, nas minhas redes sociais, insisto nisso periodicamente. Mesmo que o paciente não esteja sentindo nenhuma dor ou desconforto, a consulta periódica é muito importante para a manutenção da saúde bucal.
Uma das razões para as consultas periódicas é que é preciso avaliar se você está conseguindo fazer a higienização dos dentes corretamente. Muitas vezes, a escovação diária pode não estar sendo eficiente para remover toda a placa bacteriana e os resíduos alimentares presentes na boca, o que pode levar ao desenvolvimento de cáries, tártaro e doenças nas gengivas.
É também durante essa consulta que a dentista irá examinara, além dos seus dentes, gengivas e toda a boca para avaliar se você está realizando a higiene bucal de forma completa. É o momento também para a realização da remoção do tártaro e da placa bacteriana que resistiram à escovação diária.
O encontro periódico com a dentista também serve para que você receba orientações sobre como aprimorar a sua rotina de higiene bucal. A dentista vai poder explicar como você pode melhorar sua escovação e usar de fio dental da forma mais eficiente, ajudando a manter sua saúde bucal em dia e prevenir problemas futuros.
Fica então essa dica importante. Pelos menos duas vezes ao ano agende sua consulta para garantir sua saúde bucal, prevenindo o aparecimento de problemas mais graves. E se alguma dor ou incômodo surgir entre essas consultas não hesite em procurar sua dentista imediatamente.
Estou sempre à disposição!